segunda-feira, 16 de abril de 2012

O funcionamento da geladeira e as vantagens e desvantagens do freezer mudar de posição

A geladeira é um eletrodoméstico de extrema importância para a conservação dos alimentos. Agora vamos entender seu funcionamento:  O líquido usado em uma geladeira evapora a uma temperatura mais baixas, e assim ele pode criar temperaturas geladas dentro do refrigerador. Se você colocar o fluido refrigerante (líquido da geladeira) em sua pele ele irá congelá-la enquanto evapora. 


Existem cinco partes básicas em qualquer geladeira (ou sistema de ar condicionado):•compressor 

•tubos para a troca de calor: serpentina ou conjunto de tubos fixado na parte de fora da unidade 

•válvula de expansão 

•tubos para a troca de calor: serpentina ou conjunto de tubos fixado na parte de dentro da unidade 

•fluido refrigerante: líquido que evapora dentro da unidade para criar temperaturas baixasMuitas instalações industriais usam amônia pura como refrigerante. Amônia pura evapora a -32º C (27º F).


O mecanismo básico de uma geladeira funciona assim: 



1.O compressor comprime o gás refrigerante. Isto eleva a pressão e temperatura do fluido refrigerante (laranja), de modo que as serpentinas externas de troca de calor da geladeira permitem que o fluido refrigerante dissipe o calor devido à pressurização; 

2.À medida que esfria, o fluido refrigerante se condensa em forma líquida (roxo) e flui pela válvula de expansão; 

3.Quando passa pela válvula de expansão, o líquido refrigerante se move da zona de alta pressão para a zona de baixa pressão, e se expande e evapora (azul claro); 

4.As serpentinas dentro da geladeira permitem que o fluido refrigerante absorva calor, fazendo com que a parte interna da geladeira fique fria. Então, o ciclo se repete. 


As vantagens e desvantagens da inversão do freezer de cima para baixo:

Para desenvolvermos esse tópico, vamos partir da seguinte pergunta: 
“Será que se a serpentina interna da geladeira (congelador), for colocada na parte inferior dela, os alimentos nela contidos ainda seriam resfriados?” A resposta é não. A serpentina fria é colocada na parte superior e os alimentos são colocados abaixo dela sobre grades de propósito.Isso favorece o processo de propagação do calor chamado de convecção. O ar em contato com o congelador se resfria, diminui seu volume, ficando mais denso, por isso desce e o ar debaixo está mais quente, ocupando um volume maior, menos denso, então sobe. Por isso que as divisórias devem ser vazadas, para que o ar que transfere calor possa passar por toda a geladeira e resfriar tudo o que nela estiver.
Na geladeira os alimentos começam a ser resfriados de cima para baixo, por isso a importância de se colocar alimentos mais perecíveis, como a carne, na parte superior. Para que a geladeira funcione corretamente é preciso mantê-la fechada para que não “vaze calor” dela.
    As vantagens resumem-se na praticidade que a geladeira em cima confere, pois os produtos que usamos mais frequentemente estão ali, como suco, frutas e verduras, leite, manteiga.. Facilitando, assim, o acesso à esses alimentos.
Veja um exemplo do freezer embaixo na Inverse Brastemp:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário